Gratidão

15 07 2012

E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. Lucas 17:12-19

10 leprosos – doença incurável na época – todos pediram – todos curados … apenas 1 voltou e agradeceu! 😦

A figura acima é uma ilustração da realidade; a humanidade está se esquecendo do valor das pequenas coisas, esquecendo-se da palavra Gratidão. Se isso já acontecia na época de Jesus, imagine agora?

“Gratidão: juros da consciência”. A frase de  Vitor Caruso é boa, mas para este texto, gostaria de substituir a palavra juros por DÍVIDA, pois para mim “Gratidão é a dívida da sã consciência”, tem tudo a ver com Reconhecimento, com Valorização com se Lembrar de que algo mudou, foi melhorado ou até transformou nossas vidas por meio de alguém .

Minha avó Nadyr era como uma mãe para mim e fazia de tudo para me ver bem desde quando eu era pequena, sempre presente e preocupada, se tornou um   “pilar de apoio” na minha vida. Em 2009 ela faleceu, eu a amava muito. No momento do velório  sentimentos de saudade, tristeza, lembranças, dúvidas dominavam minha mente, mas no meio disso vinha um sentimento bom de dívida paga um sentimento de Gratidão retribuída que tinha com ela… conforme fui crescendo procurei curtir o máximo minha avó queria ela sempre presente e quando não podia fisicamente, até cartas pelo correio enviava (período de viagens missionárias). Agradeci a ela me despedindo e agradeci a Deus por ter me dado ela como avó!

Muitas vezes pela correria do dia-a-dia, esquecimento ou até orgulho não agradecemos ninguém por nada e achamos que esta tudo bem ficar assim.

A GRATIDÃO é uma oportunidade e quanto mais deixarmos ela passar, mais dívidas teremos com as pessoas e com nós mesmos. É fácil agradecer e reconhecer e precisamos ser viciados nisso a tal ponto de não deixarmos um “Obrigado” se quer passar. Lembre-se de alguém que ama muito, que faz diferença estar na sua vida e de forma criativa, AGRADEÇA 🙂

Tive a experiência no ano passado de escutar um conselho, apenas um conselho de uma pessoa que foi naquele momento usada por Deus para me abençoar, para falar comigo. O conselho era bem simples em resumo: – Seja você, se apresente como é! (…) desde então tenho colhido frutos dessa simples “dica” que tem transformado parte da minha vida. Se eu já agradeci? sim, de várias formas, mas como os reflexos do conselho tem repercutido até hoje, parece que nunca será o suficiente rsrs.

Mas, de todas as pessoas seja: família, amigos, líderes, irmãos que você já agradeceu ou irá depois desse texto buscar uma forma criativa de agradecer, a pergunta que eu quero fazer é: VOCÊ JÁ AGRADECEU A DEUS hoje?  Motivos, com certeza não faltam… vida, saúde, alegria, paz, família, amigos, trabalho, alimento, natureza, chefe, país abençoado que mora…

Todo dia 31 de Dezembro temos um costume em nossa família de nos ajoelhar no mínimo 10minutos antes de “chegar” o próximo ano e nesse período só AGRADECER a Deus por tudo o que ele fez no ano que passou e já por tudo o que ele fará no próximo ano. Para facilitar, faço sempre uma listinha no papel por ordem alfabética para garantir que não estou esquecendo de nada e ninguém :-), mas sei que é impossível… não haveria papel suficiente no mundo se nos lembrássemos de agradecer a Deus por tudo o que Ele faz por nós dia após dia (existe coisas que nem sabemos) tudo o que Ele já fez e do que Ele ainda fará de melhor para nos agradar. Temos uma dívida eterna com Deus, e precisamos viver e fazer valer a pena TUDO isso.

Para finalizar esse artigo, gostaria de te convidar a se concentrar nesse momento e onde quer que você esteja, ler essas palavras de gratidão a Deus, reconhecendo com o mínimo o máximo que Ele é na sua vida, se preferir leia em voz alta:

Senhor Deus, quero te agradecer por tudo o que tem feito e sido para mim, sei que me amas e sempre preparas o melhor para o meu dia, obrigado pela oportunidade de viver mais um dia, obrigado pelos livramentos de acidentes e enfermidades que às vezes nem sei que poderiam acontecer, obrigado pelo que tenho, pois sei que tudo veio de suas mãos, obrigado pela capacidade de entender as coisas e pela saúde, obrigado por minha família, trabalho e por meu lar. Em gratidão gostaria de afirmar que a minha vida é sua e agradecer também por ter enviado seu Filho Jesus para morrer, a fim de me dar a vida abundante! Obrigado pelo sol que brilha e pela lua que me lembra que é hora de descansar, obrigado pela natureza, meus líderes, amigos e bens materiais. Obrigado Deus, por me amar antes mesmo que eu tivesse consciência da sua existência, obrigado por não pedir nada em troca. Amém.

Se você fez essa oração, espero que esteja se sentindo mais “leve” de uma dívida de gratidão por hoje, como eu ainda não tinha agradecido, confesso que agora também estou mais aliviada. 🙂

Deixe seu comentário!

Abs e até o próximo POST.

Samara


Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: