Os cegos enxergam melhor.

13 12 2012

DIA DO CEGOHá pouco tempo recebemos no escritório da empresa que trabalho especificamente no meu departamento uma deficiente visual. Desde então tenho me inspirado e aprendido várias coisas, na maioria das vezes  só observando. Em um almoço informal, quando ela chegou, perguntamos como ela imaginava fisicamente cada pessoa com quem conversava, que a tocava ou que a guiava… e ela simpaticamente respondia como imaginava que fosse cada um.

Hoje coincidentemente, não sabia que era o dia nacional do cego, mas a vi conversando com algumas pessoas o que me inspirou a escrever essa matéria.

Os cegos enxergam melhor… Nós humanos com “boa” visão somos na maioria das vezes contaminados por preconceitos que mais nos afastam das pessoas do que nos aproximam, estereotipamos,  rotulamos… Ora pelas vestes que as pessoas usam, pelo cabelo que tem, pelas tatuagens que escolheu gravar em seu corpo, pelo status que carrega e no final esquecemos da essência.

A essência de cada ser humano é algo que vem de dentro para fora e é o que verdadeiramente define a personalidade, caráter entre outros fatores verdadeiramente relevantes, o problema é que como na maioria das vezes olhamos de fora para dentro perdemos a oportunidade de conhecermos pessoas excelentes, brilhantes ou até mesmo verdadeiros amigos… e isso por que? Porque não enxergamos como devemos.

cao-guiaCheguei então a conclusão de que deficientes visuais enxergam melhor, pois enxergam as pessoas como deveriam ser vistas: De dentro para fora!

Lembro-me do próprio Deus falando sobre isso com o profeta Samuel, e finalizo esse simples artigo com um texto bíblico que esta em 1 Samuel 16:7: “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem  para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”. 

 

Creio que os cegos imaginam as pessoas boas sempre belas, iluminadas e gostam de estar perto delas ainda que não sejam aparentemente tão perfeitos assim, e o contrário também é verdadeiro… quando pessoas grossas, irritadas, amarguradas são “imaginadas” tão sombrias quanto seus corações.

Que aprendamos com os deficientes visuais e com o Criador como enxergar de verdade a enxergamos de DENTRO para FORA 🙂 enxergar com o coração!!!

 


Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: