Precipitação = Precipício

22 09 2013

292148_205857116201580_119681551485804_348333_384555503_nVocê já parou para pensar o quanto a palavra precipitação se assemelha a precipício? E muito mais que nas letras que as compõem, elas podem ser derivadas uma da outra.

Quantas vezes você viu pessoas desistirem precipitadamente de seus novos empregos, casamentos e de seus sonhos, simplesmente por não conseguirem superar o novo, o diferente, por não terem forças ou foco suficiente para ceder ou aceitar a fase de adaptação que nem sempre é fácil. O problema muitas vezes não está no desistir, mas no arrependimento que pode ser amargo ou trazer uma frustração irremediável.

Há um tempo li uma fábula que exemplifica muito bem o tema, ela se chama O Lenhador e a raposa:

lenhador“Existiu um lenhador que acordava às 6 da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava tarde da noite.
Esse lenhador tinha um filho, lindo, de poucos meses; e uma raposa, sua amiga, tratada como bicho de estimação de sua total confiança.
Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa cuidando de seu filho. Todas as noites ao retornar do trabalho, a raposa ficava feliz com sua chegada.
Os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um bicho, um animal selvagem; portanto, não era confiável. Quando ela sentisse fome comeria a criança.
O lenhador sempre retrucando com os vizinhos falava que isso era uma grande bobagem. A raposa era sua amiga e jamais faria isso.
Os vizinhos insistiam: – “Lenhador abra os olhos ! A raposa vai comer seu filho.” “ Quando ele sentir fome vai comer o seu filho!”
Um dia o lenhador exausto do trabalho e muito cansado desses comentários ao chegar em casa viu a raposa sorrindo como sempre e sua boca totalmente ensanguentada.. o lenhador suou frio e sem pensar duas vezes acertou o machado na cabeça da raposa…
Ao entrar no quarto desesperado encontrou seu filho no berço dormindo tranquilamente e ao lado do berço uma cobra morta.
O lenhador enterrou o Machado e a Raposa juntos. Nesse lugar nasceu uma linda árvore que jamais seria cortada. Moral da fábula: Atitudes precipitadas podem ser verdadeiros suicídios emocionais, sentimentais, profissionais…

insonia

“A imaturidade é mãe da precipitação, avó do erro e bisavó do arrependimento”

Dan Goleman comprovou cientificamente que quando estamos nervosos ou sofremos alguma ameaça podemos ter o “rapto amigdalar” onde a “sensatez e inteligência” são ignoradas e  pode resultar em atos violentos e irreversíveis.

Thomas Jefferson, autor da declaração da Independência Americana era um verdadeiro gênio em relacionamento interpessoal e negociação, ele foi autor de uma frase que ajudaria muitos precipitados “Se ficar zangado, conte até dez antes de dizer qualquer coisa. Se não tiver se acalmado, conte até cem; e se não se tiver acalmado depois disso, conte até mil”  

E será que isso funciona?

Falamos muito de relacionamento interpessoal (com o próximo), desenvolver um auto-controle com certeza resulta um maior relacionamento intrapessoal (consigo mesmo).

Para finalizar, gostaria de deixar algumas dicas que podem ser úteis:

                                           precipício

 1 Pense antes de agir: Melhor passar alguns minutos pensando, do que anos, dias, meses tentando consertar o que não se pensou.

 2 Imagine as Consequências: Atitudes precipitadas desfaz amizades, lares, magoa e nem sempre conseguimos voltar atrás.

 3 Respire fundo

 4 Dê tempo ao tempo: Momentos difíceis passam,  atitudes precipitadas podem te levar ao PRECIPÍCIO!

Deixe seu comentário, compartilhe suas experiências com o tema!

Até a próxima 🙂


Ações

Informação

6 responses

23 09 2013
Pr Mário Vieira

Atitudes precipitadas é o que existe de mais comum nos dias atuais, parabéns Samara por mais este artigo tão esclarecedor, precisamos divulgar mais para que cheque nas pessoas, antes das Atitudes precipitadas.
Que você continue sendo esta princesa a serviço do Senhor Jesus.
Abçs, Pr Mário Vieira

23 09 2013
samaravieira

😉

23 09 2013
EDIBERTO FALCHI FERREIRA

Amor, agradeço a Deus pela companheira que ele colocou em minha vida.
Com vc ao meu lado tenho certeza que eu não fui precipitado, muito menos estou arrependido e jamais ficarei frustado.
Te amo , muito que Deus nos guarde e o nosso AMOR se renove a cada dia.

23 09 2013
samaravieira

Que lindo, obrigada ela msg, tb sou mt feliz em ter vc na minha vida!

24 09 2013
Anita Borba

Parabens pelo artigo. eu já conhecia essa lenda, mas sempre se aprende algo a mais, dependendo da visão de quem a conta. A sua visão é bem otimista e assino embaixo. bjo. um dia ainda vamos nos conhecer pessoalmente, eu espero.

25 09 2013
samaravieira

😉 mt obrigada pela audiência, será um prazer… acho que assunto não faltará rs bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: