INTELIGÊNCIA X SABEDORIA

4 10 2015

Há tempos que penso em discorrer sobre esse tema, para começar, vamos entender alguns fatores básicos de cada.

ScreenHunter_692 Oct. 04 20.41INTELIGÊNCIA: Capacidade de aprender, raciocinar, esperteza para entender informações, fazer as coisas terem sentido, fazer perguntas e descobrir respostas. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais.

COMO ADQUIRIR? 

  • Estudar
  • Observar
  • Focar/se especializar em um assunto.

sabedoria

SABEDORIA: É como aplicamos o conhecimento para nosso bem e bem dos outros. Usar o conhecimento necessário na hora certa. É importante dizer que a sabedoria não vem com a idade, pois se fosse assim não veríamos idosos cometendo bobagens, usar a sabedoria é uma escolha e só traz benefícios.

Nem todos que tem inteligência são sábios, nem todos sábios são inteligentes, isso pode soar confuso até polêmico, mas trago alguns exemplos interessantes:

Você já conheceu um médico fumante? Ele é inteligente e sabe todos os malefícios, consequências do cigarro, por não ter sabedoria, fuma! Outro exemplo é um nutricionista com anos de profissão que é obeso, ele é a referência de profissional especialista para conhecer o melhor tipo de alimentação.

sabedoria X inteligênciaMuitos hoje se preocupam exclusivamente com a inteligência, focam e investem nos estudos e consequentemente crescem na carreira, mas quando chegam em um certo estágio da vida se dão conta que fracassaram na vida pessoal, não sabem se relacionar ou até se comunicar nos relacionamentos.

ScreenHunter_691 Oct. 04 20.25

A pessoa sábia sabe falar, ou deixar de falar na hora certa, a sabedoria não está no curso da faculdade, ela vem de Deus e das experiências que as pessoas passam, não estou falando da Bíblia, pois muitos a conhecem de capa a capa e tem uma vida totalmente frustrada, atordoada. Se eu a leio, por exemplo, adquiro conhecimento e inteligência sobre o que leio, mas se pratico expresso sabedoria.

Outro ponto que difere uma coisa da outra é que nunca um sábio, usa a sabedoria para fazer o mal, já o inteligente pode se especializar no assunto, aliás se pararmos para analisar muitos criminosos, traficantes e chefes de máfia são tão inteligentes que através do crime organizado conseguem ter controle até de um governo, um país.

Sabedoria é EQUILÍBRIO, mas como podemos adquirir?

images

Quem teme a Deus, o respeita e por isso faz o bem e o que é certo diante de dEle.Quando Deus vê alguém com um coração que deseja fazer o certo ele tem prazer em lhe dar Sabedoria, um bom exemplo são pessoas que não tem estudos, ás vezes mal sabem falar, mas tem sabedoria em suas atitudes/escolhas, educação que dá aos filhos.

A inteligência extrema, sem sabedoria, traz arrogância! Já a sabedoria sempre traz humildade, pois a pessoa fica auto confiante e sabe como resolver muitos problemas. Quando você tiver um problema e não souber resolver, peça a Deus e Ele com certeza te ajudará (Tiago 1:5).

 A inteligência é importante e necessária, nos abre portas e nos traz muitas saídas, mas a sabedoria nos traz equilíbrio e nos faz viver melhor e mais felizes.

tagarela Especialmente como mulher, acredito que a Sabedoria é indispensável aprendemos com ela falar refrear as nossas milhões de palavras que falamos muitas vezes impensavelmente. Uma boa história que exemplifica é um senhor que buscou em um conselheiro apoio dizendo que há um ano não conversava com a esposa, o conselheiro perguntou o motivo e ele logo respondeu: – Faz um ano que ela não para de falar e não quero incomodá-la. (rs)

Qual a sua opinião sobre o tema? Deixe seu comentário e até a próxima!


Ações

Informação

12 responses

5 10 2015
Mario D VieirA

Falou tudo, com muita inteligência e sabedoria, parabéns pela matéria, digna de ser publicada nos melhores meios de mídia, aguardo a próxima.

5 10 2015
Samantha

Super bem analisadas, inteligência e sabedoria! Tudo engloba o QI e o QS…intelectual e espiritual! Amei o artigo e me vi em dificuldades para ser silenciosa e sábia…rssss! Até o próximo !

5 10 2015
samaravieira

Obrigada pelo comentário e pela assiduidade no blog. Bja

6 10 2015
Henrique

Oi, Samara! Que texto interessante. Há alguns detalhes curiosos, mas fiquei especialmente interessado em você associar exclusivamente a sabedoria à submissão (e portanto crença) no deus cristão. Você quer dizer que quem não é cristão não pode ser sábio?

7 10 2015
samaravieira

Olá Henrique, agradeço por seu comentário. Na vdade peço desculpas por ter passado essa interpretação, para mim a submissão soa um pouco pesado e algo “forçado” , sim, sem fazer apologia a nenhuma religião em um Deus que nos dá e de graça a Sabedoria. Um bom exemplo são mães que criam seus filhos sozinhas e tds se tornam pessoas de bem e de sucesso, mesmo muitas vezes sem elas saberem inspiraram, deram exemplo e motivaram que tds que teriam td para dar errado dessem certo… isso não foi por submissão, mas por amor e respeito que esses filhos tiveram a ela, e na minha opinião essa capacidade de implantar valores e inspiração nas pessoas vem da Sabedoria que Deus dá á tds que quiserem de graça.

7 10 2015
Henrique

Obrigado pela explicação sobre submissão/temor/respeito, mas acho que você não respondeu a minha dúvida: quem não é cristão (hindus, pagãos, céticos, …) não pode ser sábio?
Abraço!

7 10 2015
samaravieira

Creio na bíblia e não em uma religião, como cito no artigo a bíblia diz que o Temor do Senhor é o princípio do saber, logo se os hindus, pagãos tiverem temor de Deus com ctza poderão ser sábios sim. Mas essa é a opinião de alguém que acredita na bíblia como guia para a vida é a minha vdade, mas respeito qqer crença e verdade de outros.

7 10 2015
Henrique

Alguém como Mahatma Gandhi (hindu) não tinha temor do deus cristão, então para você ele não seria sábio — até agora foi isso que entendi. Mesmo assim, ele lutou por igualdade e justiça como poucos na história da humanidade. Parece-me algo que uma pessoa sábia faria, mesmo de acordo com todo o resto que você disse.

Interessa-me também o conceito de “minha verdade”, mas gostaria de terminar de esclarecer esse ponto primeiro (somente quem teme o deus cristão é sábio). Gandhi, não sendo temente ao seu deus mas praticando obras compatíveis com as de um homem sábio, era ou não sábio?

7 10 2015
samaravieira

Henrique, desculpe, mas acredito que não há sabedoria que não venha de Deus, para mim Ele é a sabedoria, e Ele a dá para quem quiser, se o propósito de Deus era usar Gandhi como sábio com ctza Ele o deu de graça para que Ele fosse. Como disse não acredito em nenhuma religião ou seita, acredito em um Deus bondoso e simples de entender que procuro expor como meu caderno de ideias essas opiniões aqui no blog. Só isso. Abs

6 10 2015
Diba

Muito bem analisado este assunto, adorei seu texto ao todo.
Bem bolado as questões citadas nos exemplos acima,de quem tem inteligência total do assunto .
Mas muitas das vezes lhe faltam sabedoria e pagam um preço alto.
“O temor do Senhor é o princípio da Sabedoria”
Deus te abençoe…

13 11 2015
MAGNA DE OLIVEIRA SOUSA

Sa, muito bom, me vi nele, por falta de inteligencia e sabedoria as vezes tomamos atitudes que se fosse tomada com sabedoria, não erraríamos tanto!
Bj

15 11 2015
Juliany Rosa Spiller

Que benção, Samara muito edificante seus texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: